Cada vez mais o mercado de revestimentos tem apostado nos porcelanatos em grandes formatos, lindos que encantam as mais diversas pessoas. Nesta Expo Revestir não poderia ser diferente; marcas de renome apresentaram peças com dimensões maiores que as habituais:

Um dos responsáveis de uma fabricante top nacional destacou que, “Quanto maiores ficam os revestimentos menores tem ficado os apartamentos, logo, teremos que vender os pisos acompanhados de um cortador diferenciado já que uma peça talvez revista o ambiente todo”.

Isso nos leva a analisar de um ponto de vista técnico, que de fato esta situação vem ocorrendo. A maioria das construtoras, em praticamente todos os estados do Brasil tem apostado cada vez mais em espaços reduzidos, e projetam certos “truques” dando a impressão de amplitude, como por exemplo, a integração da sala com a cozinha e o aumento nas aberturas e portas.

Abaixo imagens que contextualizam essa redução, os banheiros, por exemplo em apartamentos de 02 dormitórios na cidade do Rio de Janeiro (Fonte: Arte/ O Globo), entre os anos de 1970 a 2010, sofreram uma redução nesse período de aproximadamente 29% .

Vale ressaltar que os grandes formatos são encantadores aos olhos, mas requerem muito cuidado e técnica no assentamento, pois quanto maior o formato, mais trabalhoso é deixar com a caída correta e sem os bicos desnivelados, o que leva a vários transtornos como, além do acúmulo de água em lugar inadequado e a caída para outro indesejável. Num ambiente pequeno, por exemplo, como de um lavabo fica ainda mais evidente a má colocação à visão de um leigo no assunto.

Quem nunca se deparou com a situação de jogar água num ambiente e a mesma empossar em qualquer ponto, que não para o ralo?

Então essas dicas são mais para orientação e não como crítica ao material, uma vez que os ambientes mais espaçosos ficam muito mais encantadores com eles e espaços pequenos bem colocados também!  Vale ressaltar, cuidado com a contratação para que a instalação seja feita de acordo com as expectativas e funcionalidades, seja de revestimentos de grandes ou pequenos formatos.

Para construir, reformar ou decorar procure auxilio profissional, antes que o barato saia mais caro! Materiais de qualidade, mão de obra qualificada e assessoria técnica juntos levam os proprietários a terem mais tranquilidade durante a obra e menos surpresas quando estiverem utilizando o local.